a
HomeQuarto de bebêO quarto de bebê perfeito para um bom sono
Composição do quarto de bebê é importante

O quarto de bebê perfeito para um bom sono

Garantir um soninho tranquilo para o bebê é uma tarefa que merece dedicação da mamãe. Além de não fixar o que aprendeu durante o dia, a criança que dorme mal pode ter os mecanismos de aprendizagem prejudicados para experiências futuras. Um recém-nascido, por exemplo, precisa dormir em média 18 horas, caso contrário a deficiência de descanso pode prejudicar o desenvolvimento. Um quarto de bebê composto da forma correta pode ajudar o pequeno a repousar o tanto que precisa. Ainda sem distinção entre dia/noite, os períodos de sono/vigília são distribuídos uniformemente ao longo das 24 horas do dia, mas não se admire se o bebé dormir cerca de 20 horas por dia. Afinal,  era ao que estava habituado a fazer quando estava na barriga da mamãe.

Composição do quarto de bebê é importante

Composição do quarto de bebê é importante

Já os mais crescidinhos, embora necessitem de menos horas de repouso, ainda tem no sono tranquilo um dos fatores mais importantes para seu desenvolvimento. Distúrbios relacionados ao sono do bebê em geral estão ligadas a fatores externos e comportamentais, como não ter passado pelo ritual habitual para o início do sono ou estar excitado. O excesso de estimulação de uma casa movimentada demais ou um quarto de bebê inadequado para o repouso do bebê são alguns dos fatores que podem contribuir para a falta de sono.

Tranquilidade e conforto são essenciais

Além de estabelecer uma rotina pra que o pequeno identifique a hora do repouso, é importante que o local dedicado ao descanso seja confortável e aconchegante, de modo que o bebê se sinta seguro e relaxado. Para isso, atenção especial ao quartinho!

Um quarto de bebê tranquilo, longe de barulhos e sinais de agitação é essencial para garantir o conforto do bebê. Este cuidado é também importante para estarmos atentos aos choros, ruídos e qualquer sinal de desconforto que venha da criança. O ambiente físico, como a iluminação, posição dos móveis e mobílias adequadas também são fatores importantes para um local o mais seguro e adequado possível  para seu filho.  Seguindo algumas dicas, é possível compor o ambiente perfeito para que seu bebê possa descansar, gerando maior bem-estar e desenvolvimento saudável.

Saiba como compor o melhor quarto de bebê

A primeira escolha é sobre em qual ambiente da casa seu bebê será acomodado. Se for possível, prefira um quarto isolado de barulhos, de preferência de fácil acesso para sempre manter proximidade e poder escutar o choro ou ruídos. Uma dica fundamental é traçar uma linha reta entre a porta e a janela e sentir qual caminho a corrente de vento percorre. Posicione o berço longe deste caminho.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

A iluminação também exige cuidado especial. A dica é aproveitar ao máximo a luz natural do ambiente, que pode ser controlada através de cortinas. Quando for escolher as lâmpadas, opte pelas do tipo LED, que além de mais econômicas, não esquentam e trazem mais suavidade para o ambiente. Nunca deixe o berço em uma posição em que a criança fique diretamente abaixo da lâmpada. Utilize luminárias e abajures para suavizar a iluminação quando necessário.

Escolha os melhores móveis e itens para o quarto de bebê

Existe uma gama enorme de opções de móveis para  quarto de bebê, desde os clássicos até os mais moderninhos, em diversos estilos, cores e materiais. É fácil se empolgar com tantas opções e acabar errando por não se atentar ao básico. O primeiro passo é tirar as medidas do quarto e só depois optar por móveis, calculando o tamanho ideal de cada um para que o que se possa acomodá-los e ainda assim manter um espaço vazio adequado para a circulação. Inicialmente, berço, cômoda, poltrona para amamentar e trocador de fralda. Procure sempre deixar os móveis encostados na parede para que o centro do espaço fique livre, dando melhores condições para sua movimentação.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

O trocador de fralda é um item essencial, onde você colocará a criança várias vezes ao dia. Por isso, é muito importante escolher um feito com tecido bastante confortável. A altura da cômoda onde o trocador ficará deverá ser em uma posição onde os braços da mãe ou pai possam envolver completamente a criança. Depois de alguns meses, quando a criança estiver maior, recomenda-se que o trocador seja colocado em local o mais seguro o possível, já que ela se movimentará muito mais.

Outro item muito importante é o colchão: cuidado para não comprar por impulso o colchão que acompanha o berço nas lojas. Assegure-se de que ele é adequado para garantir noites e tardes de sono agradáveis e tranquilas, escolhendo cuidadosamente o melhor modelo para seu pequeno. É essencial que ele proporcione um alinhamento correto do corpinho frágil do bebê, evitando problemas na coluna ao longo do seu crescimento. Consulte a densidade especificada e o material que compõe o produto: o mais indicado é o de tamanho D18, em espuma, especialmente feito para crianças de até 3 anos.

 

Leia mais:

– Dicas para ajudar o seu bebê a dormir tranquilo a noite toda

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Blog Quarto para Bebê é um espaço voltado para decoração infantil. Com conteúdo exclusivo, nosso intuito é inspirar você! Confira as nossas matérias sobre quartos de bebê, decoração, enxoval e muito mais!

redacao@quartoparabebe.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário