a
HomeQuarto de bebêDo berço para a cama: como fazer essa transição?!
do berço para a cama

Do berço para a cama: como fazer essa transição?!

Não há uma idade exata para que o bebê deixe de dormir no berço e comece a dormir na cama. Esta transição gera dúvidas para muitos pais, mas é, na verdade, um marco de independência da criança. 

Para ajudá-los nessa missão um tanto quanto difícil, selecionamos as melhores dicas para o seu pequeno (e você) não sofrerem neste período de adaptação!

do berço para a cama

Como passar a criança do berço para a cama?!

O primeiro motivo que você deve considerar é a segurança. Quando o bebê já consegue ficar em pé sozinho no berço ou escalar as grades tentando sair, o berço passou de um local adequado e seguro a um obstáculo a ser superado. 

E, mesmo que a criança não consiga sair, é mais seguro fazer a transição antes que ela consiga, evitando qualquer preocupação ou problema futuro.

Outra ocasião é quando a própria criança demonstra curiosidade e interesse em experimentar a cama. Neste caso, a mudança costuma ser mais tranquila e mais fácil de aceitar e é mais comum na época em que ela está deixando de usar as fraldas e almejando maior independência. 

Fica a dica: Vale lembrar que, por ser uma conquista da criança, não deve ser algo imposto pelos adultos.

do berço para a cama

Adaptação e segurança

O desapego do berço pode ser mais difícil para algumas crianças. É impor ressaltar que essa mudança requer paciência, que ela se sentia confortável no berço porque dormia lá há muito tempo e estava acostumada, mas em mais alguns dias se sentirá muito bem na nova cama.

Para deixar o local mais aconchegante, os pais podem colocar um travesseiro ou mantinha que ficava no berço. No início da transição, é comum a criança se levantar bastante da cama nova e circular pela casa ou ir para o quarto dos pais.  Mas, após as primeiras semanas, a cama não será mais uma novidade e nem a liberdade de ir e vir pela casa.

Parte importante da mudança é prestar atenção à nova cama. O recomendável é que ela seja baixa e possua uma proteção lateral com espaço pequeno entre as grades, para que não haja risco de prender a cabeça. 

Mesmo em quartos com grades e redes, evite colocar a cama perto de janelas. Fique atento para que todos os cômodos da casa que podem ser acessados (caso a criança se levante durante a noite) não apresentem riscos.

do berço para a cama

Impossível não se encantar por essa inspiração!

Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!

Facebook, Instagram e Pinterest.

 

Leia mais: 

Projota e Tamy Contro apresentam quarto colorido de Marieva

Classic Blue: inspirações para usar a cor do ano no quarto de bebê

Quarto montessoriano: 5 dicas para montar um cantinho moderno e funcional para o seu bebê

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Blog Quarto para Bebê é um espaço voltado para decoração infantil. Com conteúdo exclusivo, nosso intuito é inspirar você! Confira as nossas matérias sobre quartos de bebê, decoração, enxoval e muito mais!

redacao@quartoparabebe.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário