a
HomeDecoraçãoDicas essenciais para montar um quarto Montessoriano
cama de quarto montessoriano

Dicas essenciais para montar um quarto Montessoriano

O quarto montessoriano está cada vez mais popular entre mamães modernas. Você já ouviu falar nesse conceito? Ele foi criado por Maria Montessori, a primeira mulher a obter um diploma de medicina na Itália. Ela também foi educadora e criou propôs que a criança puderia se educar sozinha e de forma criativa se estivesse em um ambiente adequado.

O enfoque do método Montessoriano é o desenvolvimento da criança em um ambiente próprio para ela, que permite a livre expressão de suas capacidades. O quarto montessoriano é caracterizado pelos elementos lúdicos, minimalismo e estímulos criativos. Nele, o bebê tem mais autonomia para aprender e explorar espontaneamente. O maior desafio é montar um quartinho que seja feito com facilidades para os bebês, e não para os adultos.

Confira nossas dicas para montar um quarto Montessoriano:

As características mais marcantes desse tipo de quarto de bebê são a cama, a quantidade de objetos e brinquedos pelo quarto, a altura dos móveis em geral e as cores. A cama é sempre próxima ao chão para que seu filho possa ter mais autonomia sobre quando quiser deitar ou se levantar. O modelo mais conhecido é a cama de casinha, que consiste em um colchão com uma estrutura em madeira em formato de casa, abrigando a criança.

Os outros móveis seguem a mesma linha: gavetas, nichos, prateleiras, tudo deve estar ao alcance das mãozinhas dos pequenos, permitindo que eles explorem de forma segura e arrumem o quarto como acharem melhor. Isso auxilia a criança a desenvolver responsabilidade sobre seus pertences e autonomia para descobrir novos horizontes.

quarto montessoriano

O armário ao alcance da criança incentiva que ela escolha as próprias roupas.

quarto montessoriano

Nichos com brinquedos permitem que o bebê explore o quarto montessoriano.

cama de quarto montessoriano

A cama de casinha branca é da marca Grão de Gente, que lançou o modelo recentemente e antes só trabalhava com berços comuns.

A quantidade de brinquedos que é oferecida deve ser reduzida, assim como o local onde o bebê poderá brincar. Os brinquedos podem ser oferecidos pelos pais em um rodízio, renovando os brinquedos a cada 15 dias. Esse hábito faz com que a criança sempre tenha novidades para brincar e não enjoe de nenhum brinquedo, assim aprenderá a valorizar seus pertences. Já o local de brincadeiras deve se limitar a um cantinho ou a um tapete do quarto. Essa tarefa também contribui para a disciplina.

quarto montessoriano

Minimalismo é característica do quarto montessoriano.

quarto montessoriano

O espelho com barra auxilia o bebê a aprender a andar e se movimentar sozinho.

quarto montessoriano

Espelho próximo ao berço faz com que o bebê se reconheça como indivíduo.

Os espelhos devem ser adotados no quarto montessoriano para que o bebê comece a se reconhecer como indivíduo, uma pessoa independente de sua mãe. Opte por colocar e espelho na altura do bebê ou pertinho do berço, mas tome cuidado com o posicionamento e cheque duas vezes se há risco dele cair.

Uma barra afixada na parede pode acelerar o processo de ficar de pé e andar. A barra também permite maior mobilidade e outras atividades de coordenação motora para os pequenos e pequenas.

Outra dica valiosa é deixar espaços livres para que o bebê possa brincar, engatinhar e se movimentar. Um quartinho muito cheio de objetos que obstruem o caminho pode inibir a vontade de se movimentar do seu filho.

quarto montessoriano

Casinha no quarto montessoriano vermelha.

Muitos pais e mães se questionam sobre a segurança do método, mas é muito importante se atentar a alguns detalhes. Evite móveis com quinas onde a criança possivelmente se machucaria. Use acrílico em quadros ao invés de vidro e fixe-os na parede com fita adesiva dupla-face, e não pregos. Tome o mesmo cuidado com os espelhos. Evite móveis com pés que possam tombar. Esconda as tomadas do quarto ou, se possível, faça com que elas estejam no alto, fora do alcance das mãos do bebê. Esses são alguns aspectos básicos de prudência para qualquer quarto de bebê, o quarto montessoriano não requer muitos cuidados específicos.

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Blog Quarto para Bebê é um espaço voltado para decoração infantil. Com conteúdo exclusivo, nosso intuito é inspirar você! Confira as nossas matérias sobre quartos de bebê, decoração, enxoval e muito mais!

redacao@quartoparabebe.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário