Significado das cores no quarto do bebê
A decoração do quarto do bebê é um dos momentos mais esperados pelas mamães, que chegam a idealizar os temas e cores muito antes do pequeno nascer. Cada detalhe é planejado com carinho e muito cuidado. Mas você pesquisou o significado das cores no quarto do bebê antes de escolher a tonalidade que vai decorar o cantinho da criança?
As cores são poderosas e podem influenciar o sono, apetite e até mesmo o ritmo cardíaco dos bebês. Diversos estudos sobre cromoterapia abordam os efeitos das cores no ser humano, que podem promover saúde e bem estar, como também trazer malefícios, como irritabilidade.
Mas calma! Não existe uma cor proibida para o quarto do bebê. É preciso entender que as cores se comportam de três formas: ativa, passiva ou neutra. Você pode combinar uma gama de tonalidades para obter uma composição harmoniosa para o bebê, trazendo por exemplo uma cor neutra para balancear a ativa ou trazer mais vida à passiva.
Vamos conhecer o significado das cores no quarto do bebê?
Branco: a cor da paz e da pureza
Usar o branco de forma predominante no quarto de bebê transmite sensações relacionadas à paz, limpeza e pureza. É uma decoração que exalta calma e tranquilidade, mas deve ser combinada a acessórios coloridos pois o branco – sozinho – não traz estímulos importantes para o desenvolvimento do bebê.

Significado das cores no quarto do bebê: branco é uma tonalidade bastante escolhida
Azul: a cor da harmonia e serenidade
Já quem busca noites de sono mais confortáveis, o azul é uma escolha certeira. A tonalidade – em sua versão mais clara – também traz paz e serenidade para o ambiente, proporcionando calma e harmonia para a família. Cuidado com o excesso de azul marinho, que pode trazer sentimentos de tristeza. Equilibre com um toque de amarelo ou rosa.
▷ Lançamento: novo formato de Kit Berço para o quarto do bebê

Significado das cores no quarto do bebê: é importante mesclar tons mais vivos, como o amarelo, ao azul claro
Verde: a cor do equilíbrio
Uma das cores mais interessantes é o verde, que não é considerada nem quente nem fria. Essa característica confere equilíbrio e harmonia ao quarto do bebê. O verde também pode melhorar a capacidade de leitura do seu pequeno por estimular a cognição e a concentração.

Significado das cores no quarto do bebê: verde não está entre os favoritos, mas promove equilíbrio ao ambiente
Rosa: a cor da calma e aconchego
Se você está grávida de uma menina, provavelmente está considerando uma decoração rosa ou com detalhes em rosa para o cantinho da pequena. Popularmente conhecida como a “cor do amor”, o rosa na verdade é uma tonalidade que transmite calma e aconchego. É interessante balancear com tons de rosa mais escuro, que trarão mais movimento.

Significado das cores no quarto do bebê: rosa ainda é o preferido das mães de meninas
Vermelho: cor do entusiasmo e energia
É uma cor que concentra muita energia, que pode estimular muito a criança se não for usada na medida certa. Uma dica para equilibrar a vitalidade do vermelho é usá-lo em poucos acessórios do quarto, combinando a decoração com cores mais neutras, como o branco e o azul. Manter uma lâmpada vermelha acesa em um cantinho do quarto também ajuda a aquecer o ambiente.

Significado das cores no quarto do bebê: vermelho não é proibido, mas deve ser usado com cautela e com tons neutros
Roxo e suas nuances: paz, calma e criatividade
Uma das cores mais escolhidas pelas mamães de meninas é o roxo e suas nuances, que variam entre o lavanda e o lilás. Mas elas estão mais próximas do azul do que do rosa, do ponto de vista das sensações que provocam. Essas tonalidades também transmitem paz e calma. Já o roxo é a cor da criatividade e da segurança.
Amarelo: a cor da vida
É uma cor que reflete muita luz, por isso é cheia de vida e energia. Mas seu excesso pode cansar os olhos sensíveis do bebê. Do ponto de vista comportamental, a cor beneficia crianças tímidas mas não são indicadas para bebês que têm dificuldade com o sono. Para balancear, adicione tons terrosos ou versões mais pálidas do amarelo, que ajudam na concentração.
Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!
Facebook, Instagram e Pinterest.
Confira mais dicas:
– Poltrona de amamentação: vale a pena investir?