a
HomeDecoraçãoComo decorar um quarto montessoriano seguro?
quarto montessoriano seguro

Como decorar um quarto montessoriano seguro?

O método montessoriano conquistou de vez os corações das mamães brasileiras, que optam pelo método para o quarto de recém-nascidos. Também tem sido uma opção para a reformulação do quarto do bebê após o pequeno começar a engatinhar e andar. Mas como deixar o quarto montessoriano seguro?

Como o método incentiva a autonomia da criança, permitindo que ela explore o seu quarto do seu ponto de vista, o cuidado com a segurança é essencial. O ambiente deve ser livre de riscos, com as modificações necessárias para a criança brincar e dormir com qualidade e segurança.

quarto montessoriano seguro

 

Confira dicas para o quarto montessoriano seguro:

  • Tomadas: proteger as tomadas deve ser um cuidado em todos os cômodos na casa, não só no quarto montessoriano seguro. É essencial usar protetores próprios, que não conseguem ser retirados facilmente por crianças. Você encontra facilmente em lojas especializadas de materiais para casa e elétricos.
  • Decoração: os objetos de decoração do quarto montessoriano seguro não devem oferecer nenhum risco de queda ou no contato com a criança. Acessórios de vidro, pontiagudos ou cortantes estão proibidos. Também é preciso ter cuidado com acessórios que sejam pequenos e o bebê consiga engolir, ou que possa ser “desmontado” e também oferecer perigo para o pequeno. Uma ótima forma de decorar o quarto montessoriano é com adesivos e papel de parede, com desenhos lúdicos para estimular a imaginação da criança. Certifique-se que almofadas estejam sem furos ou costuras soltas (para não correr o risco da criança conseguir retirar o enchimento).
  • No caso de objetos suspensos ou fixos na parede, como quadros, certifique-se que estão bem presos e não oferecem risco de queda.
  • Os móveis não devem ter quina aparente ou acabamentos em vidro. Se necessário, use protetores em silicone.
  • O tapete é uma peça fundamental no quarto montessoriano, para proteger a criança em caso de queda e também para promover mais aconchego ao ambiente. A peça deve ser antiderrapante.
  • Se houver aparelhos eletrônicos no quarto, proteja os fios e não deixe-os aparente. A TV deve ser – preferencialmente – presa na parede.
  • O espelho deve ser muito bem fixado à parede e não apenas pendurado.
  • Nichos e prateleiras também devem ser bem parafusados à parede.
  • Para proteger a criança de rolar para o chão durante a noite, invista em um kit montessoriano, que vem com protetores para o colchão e fazem diferença na decoração.

 

 

 

Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!
Facebook, Instagram e Pinterest.

 

 

 

Confira mais dicas:

Poltrona de amamentação: vale a pena investir?

Guia de decoração do quarto do bebê

Vantagens em comprar um quarto completo

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Blog Quarto para Bebê é um espaço voltado para decoração infantil. Com conteúdo exclusivo, nosso intuito é inspirar você! Confira as nossas matérias sobre quartos de bebê, decoração, enxoval e muito mais!

redacao@quartoparabebe.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário