Quarto de bebê: 5 ideias para renovar a decoração sem reforma
A decoração do quarto de bebê é uma etapa que traz alegria e muitos desafios para a família. Nos primeiros meses, o ambiente pode seguir uma linha mais decorativa e funcional de acordo com a rotina da família.
Nessa fase, berço, cama auxiliar, poltrona de amamentação e cômoda fraldário cumprem bem o seu papel. Mas, logo, o quarto de bebê se torna o recanto de uma criança ativa, com outras necessidades.
Por isso, é cada vez mais comum que as famílias modernas busquem uma renovação na decoração do quarto de bebê com o desenvolvimento do pequeno. Mas ninguém quer passar por uma obra, com uma criança em casa, não é mesmo?
Para te ajudar, selecionamos 5 dicas infalíveis para renovar a decoração do quarto de bebê com praticidade e sem reforma.
Quarto de bebê novo em 5 passos:
1 – Adesivos e papel de parede
Soltar a criatividade na hora de decorar as paredes é uma das formas mais eficientes para renovar o quarto de bebê, sem reforma e sem gastar muito. Para isso, uma boa ideia é começar pelos práticos adesivos de parede.
Há diversos modelos lúdicos, que se encaixam até no tema da decoração ou têm formatos atemporais, como corações, estrelas, triângulos e as atualíssimas nuvens. Eles também podem decorar os móveis, trazendo um frescor novo para portas de guarda-roupa e cômoda.
Já o clássico papel de parede foi repaginado e ganhou uma roupagem moderna. Alguns são até autoadesivos, facilitando a instalação e com um custo-benefício mais atraente. Não tenha medo de investir nos modelos estampados e transformar o quarto de bebê totalmente.
2 – Quadros e bastidores
Outros acessórios que deixam a decoração moderninha e aconchegante são os quadros e bastidores. Com molduras cada vez mais leves e diversidade de fotos e ilustrações, é possível montar composições variadas, repletas de charme e estilo.
Além das opções neutras, a família pode apostar no tema do quarto de bebê. Outra vantagem dos quadros e bastidores é a possibilidade de mudar apenas a ilustração, conforme a criança crescer, e manter o acessório na decoração por muitos anos.
3 – Pintar os móveis
Quem gosta de colocar a mão na massa, no melhor estilo DIY, pode se render aos móveis coloridos. Cada vez mais em alta, especialmente no segmento infantil, eles dão uma cara nova para o quarto de bebê sem grandes modificações no layout.
A única desvantagem desse método é que será necessário fazer um pouco de sujeira e mudar a rotina da criança por alguns dias, até que a tinta seque e um novo quarto de bebê repaginado esteja prontinho para recebê-la.
4 – Nichos e prateleiras
Nichos e prateleiras são acessórios coringas na decoração. Coloridos, de formas e tamanhos diversos e com uma vantagem imbatível: funcionalidade. Com isso, se tornaram um #mushave no quarto de bebê atual, podendo aparecer em praticamente todas as paredes livres com estilo e muito charme.
Aposte nos modelos lúdicos e em composições assimétricas, combinando com fio de luz, varal de bandeirinhas, bonecas de pano, ursinhos e outros acessórios que trazem a atmosfera lúdica para o ambiente.
5 – Cantinho de brincadeiras
Nossa última dica é criar um cantinho de brincadeiras, que será um refúgio para criança durante a infância. Quando começarem a arriscar os primeiros passos, os pequenos já podem aproveitar esse ambiente. Mas como montar?
Há diversas propostas. Quem gosta de algo clássico, pode comprar mesinha, cadeira e instalar prateleiras na altura da criança, com materiais de pintura e desenho.
Outra ideia é trazer as apaixonantes tendas dossel ou cabanas teepee, com tapete fofinho e almofadas decorativas. Com livros e um bom aconchego com os papais, o espaço será perfeito para relaxar e brincar!
Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!
Facebook, Instagram e Pinterest.
Leia mais:
5 dicas para economizar no enxoval de bebê
Berço Multifuncional: 2 modelos que redefinem o conceito no quarto de bebê
Varal de bandeirinhas: 10 ideias originais para o quarto de bebê