Quarto de bebê funcional: 10 dicas valiosas
Se você está planejando a decoração do quarto do bebê, deve estar perdida com a ampla variedade de estilos e temas de decoração. Mas antes de escolher um personagem ou babar na fofura do enxoval, você já pensou na importância de ter um quarto de bebê funcional?
Um ambiente bonito e decorado realmente enche os olhos de qualquer um, mas ele também deve ser prático na rotina de cuidados com o bebê. Principalmente quando falamos nos pais de primeira viagem, que podem se empolgar nos preparativos e comprar mais do que precisam.
Pensando nisso, preparamos um guia com 10 dicas valiosas para o quarto de bebê funcional!
1 – Tipo e posição do berço
Um recém-nascido pode chegar a passar 18 horas por dia dormindo. Então, o cuidado com o berço deve ser prioridade para os pais. Além de escolher uma peça confortável e de qualidade, a família deve planejar muito bem onde o berço estará localizado.
O móvel não pode ficar perto de janelas e sacadas, para garantir a segurança do pequeno conforme ele crescer e também para evitar correntes de ar. Outra dica é posicioná-lo de frente para a porta, de modo que os pais possam dar uma olhadinha no pequeno mesmo quando estiverem fora do quarto, no corredor. Isso facilita muito nos primeiros meses.
E outra questão sobre o berço é o tipo. Uma tendência em alta no segmento é optar pelo berço multifuncional, com cômoda e cama auxiliar embutida. Se você tem pouco espaço no quarto do bebê, essa opção é uma ótima pedida. Também há os modelos 3 em 1, que podem ser transformados em minicama e sofá, aumentando a vida útil do móvel.

Exemplo de quarto de bebê com berço multifuncional, ótima pedida para ambientes pequenos.
2 – Escolha um guarda-roupa amplo
Se a ideia for pensar a longo prazo e garantir um custo-benefício maior na compra dos móveis, nossa segunda dica é escolher um guarda-roupa amplo. Mesmo que ele pareça muito grande para as coisas do bebê atualmente, ele será útil conforme o pequeno crescer.
Enquanto isso, dá para guardar também outras peças da rotina da casa, como roupa de cama, mesa e banho. Outra dica é escolher um estilo que combine com diversas decorações. Móveis em MDF, nas versões branca ou amadeirado, são infalíveis.

Quarto de bebê com guarda-roupa amplo acompanha o crescimento da criança, além de ter melhor custo-benefício na compra.
3 – Cômoda com trocador, sempre!
A cômoda é uma das peças obrigatórias na lista de compra de toda gestante. Além de acomodar fraldas e roupinhas, a peça é ainda mais útil no quarto de bebê funcional se puder apoiar o trocador.
Para isso, ela deve ter cerca de 90 cm de altura. Essa medida varia pouco, podendo se ajustar à altura dos pais. Mas muito diferente disso pode causar desconforto na hora da troca, pois forçaria muito a lombar. Já a largura vai depender do modelo. É bom medir e ver se o trocador e o kit higiene, necessário para as trocas de fraldas, ficarão bem acomodados.
E, lembre-se: a cômoda deve ficar longe da janela. O bebê, quase sempre, ficará pouco vestido e não é saudável ter correntes de ar.

Quarto de bebê funcional: Cômoda deve ter altura ideal e espaço para funcionar como trocador.
4 – Kit Higiene: escolha um completo
O Kit Higiene deve conter: bandeja ou cesto, potinhos para algodão e cotonete, porta-fraldas, garrafa térmica, recipiente para água, abajur, farmacinha e lixeira. Se você procura custo-benefício, os conjuntos clássicos – de MDF – são os ideais. Você encontra diversos modelos que se encaixam no tema escolhido para a decoração.
Além desses modelos tradicionais, você encontra ainda conjuntos em porcelana, prata, inox e acrílico, entre outros materiais. Só tenha cuidado com modelos que possam se quebrar facilmente, espalhando estilhaços pelo quarto do bebê. Se você é uma daquelas mamães mais desastradas, o bom e confiável MDF é a melhor opção.
5 – Poltrona de amamentação
Diferente do berço e da cômoda, a poltrona de amamentação pode e deve ficar próxima às janelas. Assim, a mamãe pode aproveitar a luz natural para amamentar durante o dia. Escolha um modelo que venha com um pufe, o que vai facilitar muito nos primeiros meses.
6 – Aposte nas mesinhas laterais
Outra dica para complementar o cantinho da amamentação é apostar nas mesinhas laterais. Compactas e leves, elas não atrapalham a circulação e podem apoiar água, livros, abajur, etc.

Mesinha lateral no cantinho da poltrona de amamentação: peça ajuda a nova mamãe nos primeiros meses.
7 – Nichos e prateleiras: os queridinhos do quarto de bebê funcional
E não dá para falar de quarto de bebê funcional sem os nichos e prateleiras. Eles fazem cada vez mais sucesso entre as mamães modernas, que encontram um custo-benefício incrível para unir beleza na decoração e espaço para organizar os itens do bebê.
Aposte nas versões lúdicas, em formato de casinha e com varão, para apoiar roupinhas e o porta-fraldas. Você também pode personalizar, incluindo adesivos.
8 – Decoração versátil com os adesivos de parede
Para o quarto de bebê ser funcional também na decoração, nossa dica é apostar nos adesivos de parede. Eles são são baratinhos, fáceis de aplicar e de mudar, conforme o bebê crescer.

Adesivos de parede no quarto do bebê: decoração lúdica de forma rápida, com ótimo custo-benefício.
9 – Cama auxiliar com kit cama babá
Se você tem espaço, não deixe de investir em uma cama babá. Ela facilita muito a rotina da família, nos primeiros meses e depois, nos dias que o bebê ficar doentinho ou quando a vovó precisar dormir. Além disso, com um belo enxoval de kit cama babá, o móvel é transformado em um sofá que – sozinho – consegue dar uma ótima renovada na decoração.

Cama auxiliar com kit cama babá: além de ser útil para as noites em claro, o móvel ajuda a decoração ao ser transformado em sofá durante o dia.
10 – Decoração atemporal com bichos de pelúcia
Nossa última dica também é sobre a decoração. Se você busca um estilo atemporal e que acompanhe o crescimento do bebê, os bichos de pelúcia são clássicos e se encaixam em todos os estilos de quarto de bebê.

Bichos de pelúcia são clássicos e atemporais, podendo ser usados na decoração por anos.
Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!
Facebook, Instagram e Pinterest.
Leia mais
– Quarto de bebê com nuvens e balões
– Unicórnio é inspiração para quarto de bebê
– Quarto de bebê divertido: 10 ideias para animar a decoração