a
HomeDecoraçãoQuarto de bebê funcional: 10 dicas valiosas
quarto de bebê funcional

Quarto de bebê funcional: 10 dicas valiosas

Se você está planejando a decoração do quarto do bebê, deve estar perdida com a ampla variedade de estilos e temas de decoração. Mas antes de escolher um personagem ou babar na fofura do enxoval, você já pensou na importância de ter um quarto de bebê funcional?

Um ambiente bonito e decorado realmente enche os olhos de qualquer um, mas ele também deve ser prático na rotina de cuidados com o bebê. Principalmente quando falamos nos pais de primeira viagem, que podem se empolgar nos preparativos e comprar mais do que precisam.

Pensando nisso, preparamos um guia com 10 dicas valiosas para o quarto de bebê funcional!

1 – Tipo e posição do berço

Um recém-nascido pode chegar a passar 18 horas por dia dormindo. Então, o cuidado com o berço deve ser prioridade para os pais. Além de escolher uma peça confortável e de qualidade, a família deve planejar muito bem onde o berço estará localizado.

O móvel não pode ficar perto de janelas e sacadas, para garantir a segurança do pequeno conforme ele crescer e também para evitar correntes de ar. Outra dica é posicioná-lo de frente para a porta, de modo que os pais possam dar uma olhadinha no pequeno mesmo quando estiverem fora do quarto, no corredor. Isso facilita muito nos primeiros meses.

E outra questão sobre o berço é o tipo. Uma tendência em alta no segmento é optar pelo berço multifuncional, com cômoda e cama auxiliar embutida. Se você tem pouco espaço no quarto do bebê, essa opção é uma ótima pedida. Também há os modelos 3 em 1, que podem ser transformados em minicama e sofá, aumentando a vida útil do móvel.

quarto de bebê funcional

Exemplo de quarto de bebê com berço multifuncional, ótima pedida para ambientes pequenos.

 

2 – Escolha um guarda-roupa amplo

Se a ideia for pensar a longo prazo e garantir um custo-benefício maior na compra dos móveis, nossa segunda dica é escolher um guarda-roupa amplo. Mesmo que ele pareça muito grande para as coisas do bebê atualmente, ele será útil conforme o pequeno crescer.

Enquanto isso, dá para guardar também outras peças da rotina da casa, como roupa de cama, mesa e banho. Outra dica é escolher um estilo que combine com diversas decorações. Móveis em MDF, nas versões branca ou amadeirado, são infalíveis.

quarto de bebê funcional

Quarto de bebê com guarda-roupa amplo acompanha o crescimento da criança, além de ter melhor custo-benefício na compra.

 

3 – Cômoda com trocador, sempre!

A cômoda é uma das peças obrigatórias na lista de compra de toda gestante. Além de acomodar fraldas e roupinhas, a peça é ainda mais útil no quarto de bebê funcional se puder apoiar o trocador.

Para isso, ela deve ter cerca de 90 cm de altura. Essa medida varia pouco, podendo se ajustar à altura dos pais. Mas muito diferente disso pode causar desconforto na hora da troca, pois forçaria muito a lombar. Já a largura vai depender do modelo. É bom medir e ver se o trocador e o kit higiene, necessário para as trocas de fraldas, ficarão bem acomodados.

E, lembre-se: a cômoda deve ficar longe da janela. O bebê, quase sempre, ficará pouco vestido e não é saudável ter correntes de ar.

quarto de bebê funcional

Quarto de bebê funcional: Cômoda deve ter altura ideal e espaço para funcionar como trocador.

 

4 – Kit Higiene: escolha um completo

O Kit Higiene deve conter: bandeja ou cesto, potinhos para algodão e cotonete, porta-fraldas, garrafa térmica, recipiente para água, abajur, farmacinha e lixeira. Se você procura custo-benefício, os conjuntos clássicos – de MDF – são os ideais. Você encontra diversos modelos que se encaixam no tema escolhido para a decoração.

Além desses modelos tradicionais, você encontra ainda conjuntos em porcelana, prata, inox e acrílico, entre outros materiais. Só tenha cuidado com modelos que possam se quebrar facilmente, espalhando estilhaços pelo quarto do bebê. Se você é uma daquelas mamães mais desastradas, o bom e confiável MDF é a melhor opção.

quarto de bebê funcional

Kit Higiene: peça fundamental no enxoval e que facilita a rotina de troca de fraldas.

 

5 – Poltrona de amamentação

Diferente do berço e da cômoda, a poltrona de amamentação pode e deve ficar próxima às janelas. Assim, a mamãe pode aproveitar a luz natural para amamentar durante o dia. Escolha um modelo que venha com um pufe, o que vai facilitar muito nos primeiros meses.

 

6 – Aposte nas mesinhas laterais

Outra dica para complementar o cantinho da amamentação é apostar nas mesinhas laterais. Compactas e leves, elas não atrapalham a circulação e podem apoiar água, livros, abajur, etc.

quarto de bebê funcional

Mesinha lateral no cantinho da poltrona de amamentação: peça ajuda a nova mamãe nos primeiros meses.

 

7 – Nichos e prateleiras: os queridinhos do quarto de bebê funcional

E não dá para falar de quarto de bebê funcional sem os nichos e prateleiras. Eles fazem cada vez mais sucesso entre as mamães modernas, que encontram um custo-benefício incrível para unir beleza na decoração e espaço para organizar os itens do bebê.

Aposte nas versões lúdicas, em formato de casinha e com varão, para apoiar roupinhas e o porta-fraldas. Você também pode personalizar, incluindo adesivos.

quarto de bebê funcional

Nicho casinha com cabideiro faz sucesso entre as mamães modernas na decoração do quarto do bebê.

 

8 – Decoração versátil com os adesivos de parede

Para o quarto de bebê ser funcional também na decoração, nossa dica é apostar nos adesivos de parede. Eles são são baratinhos, fáceis de aplicar e de mudar, conforme o bebê crescer.

quarto de bebê funcional

Adesivos de parede no quarto do bebê: decoração lúdica de forma rápida, com ótimo custo-benefício.

 

9 – Cama auxiliar com kit cama babá

Se você tem espaço, não deixe de investir em uma cama babá. Ela facilita muito a rotina da família, nos primeiros meses e depois, nos dias que o bebê ficar doentinho ou quando a vovó precisar dormir. Além disso, com um belo enxoval de kit cama babá, o móvel é transformado em um sofá que – sozinho – consegue dar uma ótima renovada na decoração.

quarto de bebê funcional

Cama auxiliar com kit cama babá: além de ser útil para as noites em claro, o móvel ajuda a decoração ao ser transformado em sofá durante o dia.

 

10 – Decoração atemporal com bichos de pelúcia

Nossa última dica também é sobre a decoração. Se você busca um estilo atemporal e que acompanhe o crescimento do bebê, os bichos de pelúcia são clássicos e se encaixam em todos os estilos de quarto de bebê.

quarto de bebê funcional

Bichos de pelúcia são clássicos e atemporais, podendo ser usados na decoração por anos.

 

 

Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!
Facebook, Instagram e Pinterest.

 

 

Leia mais

Quarto de bebê com nuvens e balões

Unicórnio é inspiração para quarto de bebê

Quarto de bebê divertido: 10 ideias para animar a decoração

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Blog Quarto para Bebê é um espaço voltado para decoração infantil. Com conteúdo exclusivo, nosso intuito é inspirar você! Confira as nossas matérias sobre quartos de bebê, decoração, enxoval e muito mais!

redacao@quartoparabebe.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário