a
HomeDecoraçãoO piso ideal para o quarto do bebê
como escolher o piso ideal para quarto de bebê

O piso ideal para o quarto do bebê

A etapa da escolha do piso para o quarto do bebê é uma das mais importantes durante a idealização do projeto do ambiente. Além de deixar o quartinho com um visual especial, o piso não deve acumular poeira e ácaros e precisa ser seguro e aconchegante para o pequeno – principalmente, quando ele começar a engatinhar e a andar.

Há diversos tipos de pisos disponíveis no mercado, mas alguns não são tão indicados para os quartos de bebê. Por isso, é preciso prestar atenção na escolha do material utilizado no chão do quartinho do seu pequeno.

 

Piso para quarto de bebê: prós e contras

 

  • Vinílicos

Está entre os mais indicados para os quartos de bebê. O revestimento vinílico tem uma boa absorção acústica, proporciona conforto térmico e é fácil de limpar.  Você pode optar por um modelo antideslizante e hipoalergênico – que evita o aparecimento de fungos.

O vinílico possui uma infinidade de cores e estampas. As mamães mais descoladas podem escolher um modelo colorido e estampado. Em compensação, as mais tradicionais podem optar por um modelo com cores mais neutras e tradicionais.

 

como escolher o piso ideal para quarto de bebê

 

  • Porcelanato e cerâmica

O piso porcelanato e a cerâmica são fáceis de limpar, mas a frieza do piso não costuma ser confortável para a mamãe e para o bebê. Além disso, algumas pessoas acham esses pisos barulhentos. Se você não quer abrir mão do porcelanato ou da cerâmica, opte por colocar um belo tapete no ambiente.

 

como escolher o piso ideal para quarto de bebê

 

  • Madeira maciça – tacos de madeira

Esse tipo de piso costuma combinar com qualquer tipo de decoração.  Os assoalhos de madeira darão um ar sofisticado ao quarto do bebê. Esse tipo de piso também é simples de limpar, aconchegante e tecnicamente confortável. Um dos principais contras desse piso é o valor, que, cá entre nós, não é nenhum pouco atrativo. Outro ponto negativo é que esse piso costumar arranhar com facilidade.

 

como escolher o piso ideal para quarto de bebê

 

  • Piso laminado

O laminado dará ao quarto de bebê um ar parecido com o proposto pelo assoalho de madeira. E o melhor: é uma opção mais barata, não risca com tanta facilidade e a instalação é rápida. Algumas pessoas reclamam que ele é um pouco barulhento.

 

como escolher o piso ideal para quarto de bebê

 

  • Carpete

Apesar de ter uma superfície macia e confortável para o bebê engatinhar e brincar, o carpete não é a melhor solução para o quarto do bebê – principalmente, devido a fácil proliferação de ácaros e poeira. Além disso, o carpete absorve muita sujeira e a limpeza do carpete não é funcional.

 

como escolher o piso ideal para quarto de bebê

 

  • EVA

Não é legal você colocar EVA (material semelhante à borracha) no quarto inteiro, pois não é um material muito durável. Mas o EVA é ótimo para um cantinho de brincar. Uma boa alternativa é você optar por um piso de porcelanato ou laminado e fazer um cantinho de brincadeira dentro do quartinho com EVA.

 

como escolher o piso ideal para quarto de bebê

 

Leia também:

Cronograma para a montagem do quarto do bebê

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Blog Quarto para Bebê é um espaço voltado para decoração infantil. Com conteúdo exclusivo, nosso intuito é inspirar você! Confira as nossas matérias sobre quartos de bebê, decoração, enxoval e muito mais!

redacao@quartoparabebe.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário