a
HomeDecoraçãoDormitório infantil: 9 dicas para uma decoração versátil
dormitório infantil

Dormitório infantil: 9 dicas para uma decoração versátil

Fonte: Habitissimo | Já faz algum tempo que a decoração do dormitório infantil deixou de ser voltada apenas para um local de descanso. Atualmente este espaço passou a ser multifuncional e deu lugar a áreas de estudos, leitura e até brincadeiras. Pensando nisso nós e o pessoal do Habitissimo decidimos separar algumas ideias bem bacanas para te inspirar com este projeto.

Marcenaria como aliada no dormitório infantil

dormitório infantil

Marcenaria é uma aliada na decoração do dormitório infantil. Fonte: Pinterest

Comece a montar o dormitório infantil consultando um bom marceneiro. Aproveitar cada canto é a forma mais inteligente e eficiente de deixar um quarto de criança divertido, funcional e espaçoso. Os móveis feitos sob medida são perfeitos para personalizar o cômodo deixando tudo de acordo com as necessidades da criança. Ao desenhar o móvel você pode escolher todos os detalhes, e do seu jeito.

Demarque bem as áreas

dormitório infantil

As áreas devem ser bem delimitadas, para criar um ambiente propício para o desenvolvimento da criança. Foto: Grão de Gente

Procure delimitar as áreas que decidir colocar no quarto. Para que o cômodo fique bem organizado e com uma atmosfera alegre um dos fatores mais importantes é saber criar setores, sem impedir que eles conversem entre si. Alguns truques com tapetes, divisórias ou móveis podem estabelecer os limites entre as áreas de descanso, estudos, diversão e leitura.

Que tal criar um mezanino divertido?

dormitório infantil

Mezanino é ideia lúdica e funcional para decoração do dormitório infantil. Foto: Webluxo

Se você tiver espaço suficiente faça do quarto um verdadeiro recanto. Crie um mezanino que possa ser acessado por uma escada, criando aquela sensação de estar subindo para uma torre. Os degraus podem ser usados como organizadores, ou seja, eles podem ter gavetas para guardar objetos como livros ou sapatos. Nichos e pequenas tendas também podem compor muito bem a decoração criando um espaço bem divertido.

O cantinho da leitura

dormitório infantil

Cantinho da leitura no dormitório infantil. Foto: Grão de Gente

Para incentivar a leitura desde cedo, você pode reservar um canto exclusivo para esta atividade. Coloque prateleiras que possam guardar os livros e uma poltrona bem confortável. Complemente com caixas organizadoras para que outros objetos não fiquem sempre jogados pelo chão criando distrações. Não esqueça de fazer uma boa iluminação para facilitar a leitura e não prejudicar a visão das crianças.

A hora de estudar

dormitório infantil

Foto: aaronguides

Como falamos o quarto pode ser bem versátil e, por isso, é perfeitamente possível inserir uma área de estudos. Não precisa muito para produzir esta espaço, mas é preciso que ele seja bem convidativo. Então procure colocar uma mesa colorida, gavetas e uma cadeira bem confortável. Lembra que falamos sobre setorizar? Então, papéis de parede também ajudam a separar áreas dentro de um mesmo cômodo.

Unindo decoração e organização

dormitório infantil

Unindo decoração e organização no dormitório infantil. Foto: Grão de Gente

Tem muitas opções para você montar um quarto divertido e organizado. E não precisa “esquentar muito a cabeça”. Então, por que não decorar as paredes com prateleiras que podem ter duas funções: a de armazenar e a de decorar? Sabendo organizar e dispor os brinquedos, livros e itens decorativos você consegue usar um espaço pouco aproveitado por muitas pessoas e de uma forma criativa e inteligente.

O bom amigo papel de parede

dormitório infantil

Papel de parede na decoração. Foto: Natocadesign

Ele é o coringa em várias situações, porque muda o visual sem complicação. São perfeitos para completar a decoração do quarto. Quarto de meninas ficam super graciosos com temas mais delicados.

dormitório infantil

Quarto de menina. Foto: ViralTweet

E para os meninos um tema mais super heróis pode cair muito bem.

Hora de descansar

dormitório infantil

Decoração que prioriza conforto e aconchego no dormitório infantil. Foto: Grão de Gente

Diante de tantas distrações que podemos inserir no quarto é preciso que a hora de dormir também seja agradável. Para que a criança não relute na hora de se deitar e descansar, pense dos atrativos que seu filho, ou filha, mais gostam e lembre-se de deixá-los em locais estratégicos, que dificultem o acesso, no momento em que a criança estiver deitada. Ter tudo sempre a mão faz com que ela demore mais para relaxar e pegar no sono.

Armários sob medida

dormitório infantil

Os armários feitos sob medida são as melhores saídas para aproveitamento de espaço e praticidade. Tamanho, portas, modelo, prateleiras, divisórias e gavetas são calculados de acordo com as necessidades e desejos.

Conte para nós o que achou das dicas.

 

Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!
FacebookInstagram e Pinterest.

 

Leia mais:

Enxoval com tricot e poá inspira aconchego e originalidade

Berço moderno e móveis funcionais trazem sofisticação ao ambiente

Berço Multifuncional: 2 modelos que redefinem o conceito no quarto de bebê

Varal de bandeirinhas: 10 ideias originais para o quarto de bebê

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Blog Quarto para Bebê é um espaço voltado para decoração infantil. Com conteúdo exclusivo, nosso intuito é inspirar você! Confira as nossas matérias sobre quartos de bebê, decoração, enxoval e muito mais!

redacao@quartoparabebe.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário