a
HomeDecoraçãoDIY: Móbile Montessori para bebês de até 2 meses
mobile montessori

DIY: Móbile Montessori para bebês de até 2 meses

Na metodologia montessoriana, os móbiles são apresentados aos recém-nascidos para apoiar o seu desenvolvimento nas semanas e meses seguintes ao seu nascimento. O móbile montessori se difere por ter formas e cores pensados para cada idade, o que não acontece com os mobiles disponíveis no mercado, tornando-os inadequados para recém-nascidos, por exemplo. 

Isso por que ao nascer os bebês são funcionalmente cegos: sua visão vai se estabelecendo gradativamente e se aprimorando com o passar do tempo. Inicialmente os bebês apresentam preferências por contornos pronunciados, com forte contraste claro-escuro e ricos em detalhes. Nessa fase os móbiles devem oferecer contraste, por isso, é preferível que sejam em preto e branco. Além disso devem fornecer um ponto de foco destacado para induzir o bebê a fixar o seu olhar, estimulando o desenvolvimento do foco visual e o tempo de atenção do recém nascido.
Entre os móbiles de inspiração montessoriana para bebês recém nascidos, um dos mais famosos é o Móbile Munari, desenvolvido pela arquiteto italiano Bruno Munari, e que segue todas as especificações para estimular bebês nesta idade. Fabricar um mobile montessori é simples e muito fácil. Além de ter certeza que este mobile realmente vai estimular seu recém-nascido, você ainda vai gter o porivilégio de saber que o primeiro brinquedinho de seu filho foi feito por suas mãos! Vamos começar?

Passo a passo de móbile montessori – Móbile Munari

 

 

Para confeccionar um Móbile Munari, os materiais necessários são simples, baratos e muito fáceis de encontrar. Você vai precisar:

– Três palitos de madeira próprios para artesanato. Se não encontrar, pode recorrer aos palitos de churrasco, encontrados facilmente nos supermercados. Eles devem ser cortados nas seguintes medidas: 30 cm, 25 cm e 15 cm;

– Tinta guache ou para madeira nas cores preto e branco, ou ainda folhas de adesivo nas mesmas cores (pode ser contact, tecido adesivo ou qualquer outra que possa aderir no palito);

– Tesoura

– Cola branca comum para papel

– Fio de nylon de qualquer espessura, ou linha de costura branca

– Duas folhas de cartolina ou papel bem grosso, para colar as formas

– Uma esfera transparente de seis centímetros de diâmetro. Pode ser bolinha de árvores de Natal ou aquelas simples, de fazer artesanato, encontradas facilmente em lojas do ramo. Fique atenta à medida!

 

Mãos à obra!

 

Primeiro, imprima em papel comum (sulfite) as formas do móbile. Há diversos moldes disponíveis na internet, mas você também pode baixá-lo neste link. Depois de impresso, recorte as formas, cole sobre o papel grosso e recorte novamente. Certifique-se de estampar os dois lados de cada recorte.

 

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

 

mobile montessori

Fonte: Pinterest

 

Agora é hora de trabalhar os palitos. Após cortar nas medidas necessárias encape ou pinte na seguinte disposição: o maior, de 30 centímetros, em branco, o intermediário, de 25 centímetros em preto e o menor, de 15 centímetros, em preto e branco. Se você optou por pintar os palitos, uma dica é pintar primeiro com tinta branca, esperar secar, e depois enrolar uma fita adesiva fina pelo corpo do palito, deixando um espaçamento entre as voltas. Passe a tinta preta e retire a fita adesiva.

 

mobile montessori

Fonte: Pinterest

 

mobile montessori

Fonte: Pinterest

 

mobile montessori

Fonte: Pinterest

 

Com esses dois passos concluídos, é hora de pendurar as formas do móbile montessori. Una os palitos e formas com a linha de nylon ou de costura. É muito importante seguir o explicativo abaixo, respeitando as medidas e distâncias necessárias entre as bases, assim como a ordem das formas geométricas no móbile.

 

diagramaexplicadomobile

 

Prontinho!! Seu bebê recém-nascido agora tem um móbile montessoriano adequado para sua idade, e que vai estimular sua visão e sentidos até os dois meses. Depois, você pode trocar por outro indicado para essa idade, sempre no estilo faça você mesmo!

 

mobile montessori

Fonte: Pinterest

 

Leia mais:

– DIY: Luminária de Nuvem para o quarto do bebê

– Móbiles para quarto de bebê

 

 

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Blog Quarto para Bebê é um espaço voltado para decoração infantil. Com conteúdo exclusivo, nosso intuito é inspirar você! Confira as nossas matérias sobre quartos de bebê, decoração, enxoval e muito mais!

redacao@quartoparabebe.com.br

Comentário
  • Boa tarde! Muito obrigada pelo tutorial! Só fiquei com dúvida sobre onde fixar uma haste na outra (pontos indicados pelas setas vermelhas). Qual medida devemos considerar? Obrigada!

    14 de janeiro de 2019

Deixe um comentário