a
HomeDecoraçãoAs melhores dicas para montar um quarto montessoriano
Quarto montessoriano

As melhores dicas para montar um quarto montessoriano

Já ouviu falar de quarto montessoriano? Cada vez mais mamães viram adeptas fervorosas do método criado pela médica e educadora italiana, Maria Montessori, que privilegia a busca pessoal e direta da criança pelo aprendizado. Por isso, essa proposta de decoração cria ambientes vistos pela ótica dos pequenos e não dos adultos, respeitando seu tamanho, habilidades, limitações e necessidades.

O que mais presenciamos nos quartos de bebê convencionais são objetos e móveis que facilitam a vida dos adultos, enquanto a criança se desenvolve num espaço que não foi pensado para ela. No quarto inspirado no método educacional Montessori, o bebê ficará livre para explorar e aprender, já que tudo estará ao seu alcance.

Embora faça muito sucesso entre as mamães modernas, outras ficam aflitas e temem pela segurança dos bebês, especialmente durante a noite. Se preferir, você pode apostar nesta técnica para montar um cantinho especial no quarto de bebê, na sala ou numa brinquedoteca.

montessoriano.08

Confira as dicas para montar um quarto montessoriano:

  • O berço é trocado por um colchão no chão ou uma cama bem baixinha, para que ele ganhe autonomia ao deitar e levantar. Coloque-o sobre EVA ou tapetes. Enquanto for muito bebezinho, será necessário montar uma barreira com travesseiros ou almofadas, para que ele não role do colchão.
  • Tapetes coloridos e confortáveis são muito importantes neste espaço, pois estimulam a brincadeira e exploração. Puffs, futons e almofadas também são bem vindos.
  • Pendure quadros, fotos e espelhos (de acrílico) na altura da criança, para que ela possa ver, brincar e interagir. Os espelhos ajudam o bebê a se reconhecer e entender que ele e a mamãe são pessoas diferentes.
  • Reduza a quantidade de enfeites e brinquedos para que seu filho desenvolva a concentração e brinque com uma ou poucas coisas de cada vez.
  • Para evitar a monotonia, faça um rodízio dos brinquedos a cada 15 dias, mantendo uma parte deles em baús ou caixas. Deixe livros sempre a vista e perto da caminha.
  • Assim que conseguir, deixe seu pequeno arrumar o quarto, colocando as coisas onde ele saiba encontrar.
  • Deixe espaço livre para seu bebê engatinhar e brincar sem que isso se torne uma corrida de obstáculos.
  • Para os bebês bem novinhos, o indicado é colocar móbiles bem acima de onde eles dormem. Primeiro com cores suaves e depois mais coloridos e vibrantes.
  • Fique atenta com a segurança. Para que o quarto montessoriano funcione, os bebês precisam estar livres e sem medo de explorar. Então, evite quinas, objetos pontiagudos, portas e gavetas que podem prender os dedos ou peças que quebram. Lembre-se, depois dos olhos, nosso jeito preferido de conhecer o mundo é com as mãos.
  • Aposte numa barra afixada na parede, para estimular que a criança fique em pé e comece a andar e procure colocar um armário baixo com algumas opções de roupas, para que seu filho passe a escolher qual usar.

Aproveite para conferir as inspirações criativas que reunimos para você montar um quarto inteiro ou mesmo um cantinho na sua casa:

 

montessoriano.02

A estrutura em forma de casinha de madeira é um dos destaques dos quartos montessorianos. A mamãe aproveitou a varanda para criar esse lindo espaço.

 

montessoriano.03

Adesivos em forma de estrelas e nuvens fofinhas dão o tom desse universo lúdico e moderno com tons de cinza.

 

montessoriano.04

Crianças um pouco maiores ganham luminárias para ler e arrumam seus objetos onde possam encontrar.

 

montessoriano.05

Prateleiras e cadeirinha baixa para deixar tudo acessível. Reparem na luminária.

 

montessoriano.06

Esse quarto ganhou lousa, mesinha com banco, cadeirinha e poucos brinquedos.

montessoriano.07

Para os mais crescidinhos, bancada baixa com luminária e nichos para organizar seus pertences.

 

montessoriano.09

Esse espaço ganhou uma casinha com direito a janelas e porta.

 

montessoriano 1

Poucos objetos e brinquedos, mas muito espaço livre para brincar.

 

montessoriano.01

Aproveite para criar um cantinho com papel e quadros baixos no quarto do bebê

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Blog Quarto para Bebê é um espaço voltado para decoração infantil. Com conteúdo exclusivo, nosso intuito é inspirar você! Confira as nossas matérias sobre quartos de bebê, decoração, enxoval e muito mais!

redacao@quartoparabebe.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário