a
HomeDecoraçãoComo pintar o berço do bebê de forma segura
pintar o berço

Como pintar o berço do bebê de forma segura

Já falamos sobre a tendência dos móveis coloridos na decoração do quarto do bebê e um dos primeiros itens a serem personalizados é o berço. Embora seja um móvel que, quase sempre, seja vendido já acabado, algumas famílias gostam de pintar o berço em busca de mais personalidade na composição. Mas é preciso atenção redobrada e pesquisar bastante antes de colocar as mãos na massa.

Vai pintar o berço? Todo cuidado é pouco!

O primeiro cuidado é com a escolha da tinta. Existem versões especiais, que podem ser aplicadas em berço e quartos de criança. Há tintas que são atóxicas, sem compostos orgânicos voláteis (os chamados COV) e as naturais. Independente do tipo escolhido, a tinta nunca deve conter chumbo, componente perigoso e que pode provocar envenenamento.

pintar o berço

O perigo do chumbo

No Brasil, já está proibida a fabricação de tintas que contenham chumbo, mas você precisa tomar um cuidado extra caso tenha reaproveitado algum móvel antigo, principalmente se for um berço. As chances dele ter sido pintado com uma tinta que contenha chumbo é grande. A situação é potencialmente perigosa conforme o bebê cresce e passa a morder partes da madeira, entrando em contato direto com o chumbo. Caso o berço do seu bebê seja usado, e de um modelo mais antigo, vale a pena consultar um especialista para verificar a procedência da pintura e refazê-la.

Sem COV

Aquele cheiro de tinta, que em muitos casos é bem forte, tem ligação com os chamados compostos orgânicos voláteis (COV). São os gases emitidos no ar pelas tintas, que podem ocasionar a sensação de tontura ou enjoo. Então na hora de escolher a tinta, certifique-se que a marca não use COV. Em alguns casos, os rótulos utilizam o termo “no VOC” ou “VOC Free”.

Natural é melhor

Quanto mais natural, melhor. E isso vale para o berço do seu bebê também. Tintas produzidas a base de produtos naturais, como óleos vegetais, corantes minerais e laticínios, são as melhores opções para customizar o berço de forma segura.

Tintas atóxicas

Procure também sempre o termo “atóxico”. Mas lembre-se que ele está relacionado a diversas definições, então leia sempre o rótulo da tinta para pesquisar sobre os seus componentes.

Outra dica importante é quando pintar o berço. Lembre-se que, mesmo escolhendo uma opção segura, o ideal é realizar qualquer tipo de reforma antes do nascimento do bebê, pois mesmo os aromas mais suaves podem incomodar a organismo ainda frágil do recém nascido. Também vale lembrar que durante a gravidez, a mulher não pode entrar em contato com produtos tóxicos. Consulte seu médico sobre quais outros componentes químicos evitar. Planeje com calma durante a gravidez, aproveite para passear por lojas especializadas e esbanje criatividade!

 

Berços coloridos: tendência criativa no quarto do bebê

pintar o berço pintar o berço

 

 

Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!

Facebook, Instagram e Pinterest.

 

Leia mais

DIY: 5 ideias para decorar o quarto do bebê

Faça Você Mesma! Carimbos para decorar o quarto de bebê

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Blog Quarto para Bebê é um espaço voltado para decoração infantil. Com conteúdo exclusivo, nosso intuito é inspirar você! Confira as nossas matérias sobre quartos de bebê, decoração, enxoval e muito mais!

redacao@quartoparabebe.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário


*