a
HomeDecoraçãoComo montar um quarto montessoriano?
como montar um quarto montessoriano

Como montar um quarto montessoriano?

O quarto montessoriano é uma das tendências mais atuais na decoração do quarto do bebê. Ele é baseado no método de ensino de Maria Montessori, que tem como foco o desenvolvimento da autonomia e da independência da criança. Entre as principais características desse tipo de quarto está a disposição diferenciada de mobiliário e brinquedos: os elementos são posicionados na altura da criança e ao seu alcance, de forma lúdica e segura. Para ajudar quem deseja adotar essa decoração, a matéria de hoje traz um guia de como montar um quarto montessoriano, com a consultoria das arquitetas Letícia Pérsico e Marcella Rached, do escritório de design infantil Casa na Árvore.

como montar um quarto montessoriano

A ausência do berço e a decoração minimalista são características marcantes no quarto montessoriano

Como montar um quarto montessoriano

A primeira recomendação das arquitetas de como montar um quarto montessoriano é entender o princípio básico da metodologia. “O ambiente precisa ter coerência, com móveis proporcionais ao tamanho da criança. Manter um quarto organizado também ensinará o bebê, desde pequeno, de que cada coisa tem o seu lugar. Isso ajuda no seu desenvolvimento como um todo”, explicou Letícia. As arquitetas montaram um pequeno guia de como montar um quarto montessoriano, com todos os elementos que devem compor o espaço:

  • Cama Baixa: Pode ser um colchão no chão, mas existem também camas feitas de espuma e madeira, como as charmosas camas casinha. O importante é a criança ter autonomia para entrar e sair da cama sozinha.
  • Barra de apoio: A barra é fixada na parede em uma altura onde o bebê consiga se apoiar, ganhando assim confiança e firmeza para ficar em pé e aos poucos dar seus primeiros passos.
  • Tapete confortável: O tapete tem dois objetivos. Além de deixar o quarto mais aconchegante e quentinho,ele também serve para amortecer possíveis quedas. Também é funcional caso o bebê role da cama, durante a noite.
  • Estantes baixas:  Um quarto montessoriano pode ser decorado com prateleiras, baixas, a 70 cm de altura do chão. Mas nada de exagero. “Não é necessário que todos os brinquedos fiquem expostos. Faça um rodízio semanal e permita que criança aprenda a fazer escolhas”, explicou Marcella. As roupas podem ser acomodadas em armários e cômodas, mas é interessante que algumas peças fiquem expostas em cabideiros. Logo o pequeno poderá escolher o próprio look!
  • Espelho: Enquanto o bebê for pequeno, o espelho pode ficar na horizontal. Quando ele começar a engatinhar ou já estiver andando, é interessante posicioná-lo na vertical. “É importante que a criança se veja em movimento, para conhecer seu próprio corpo e saber reconhecer os rostos de quem está por perto”, explicou Letícia.
  • Espaço para artes e estudo: Uma mesinha e uma cadeira no tamanho infantil são ótimos para a criança liberar sua criatividade e estimular a concentração.
  • Brinquedos sensoriais: Evite brinquedos eletrônicos, daqueles “faço tudo sozinho”. Dê prioridade a brinquedos educativos, que estimulem diversas formas de brincar. Os feitos em madeira, pano e metal são ótimos!
  • Protetores de fios e tomadas: Indispensáveis no quarto montessoriano e no restante da casa.
  • Decoração minimalista: Você, já escutou a expressão menos é mais? Ela se aplica muito bem no quarto montessoriano. Não exagere nas cores, enfeites e muito menos brinquedos. O espaço livre é importante para a criança brincar.
  • Decoração na altura da visão da criança: Pendure quadrinhos, cole adesivos e coloque bichos de pelúcia e outros brinquedos em nichos na parede. Uma dica é estimular o desenvolvimento sensorial da criança, com texturas diferenciadas na decoração.

Segurança no quarto montessoriano

Todo quarto de criança deve ter a segurança como prioridade. “Certifique-se que os móveis não tenham quina aparente e evite acabamentos em vidro. Tapetes protegem o piso e evitam acidentes”, explicou Letícia, que reforçou a recomendação de tampar todas as tomadas, assim como possíveis fios elétricos. Outro cuidado é analisar possíveis móveis ou qualquer objeto pesado que possa tombar.

O espelho deve ser muito bem fixado à parede, e não apenas pendurado. Faça um teste: um adulto não deve conseguir retirá-lo com facilidade. O mesmo vale para prateleiras e nichos! Se o quarto tiver armários e cômodas com gavetas, invista em protetores específicos para impedir que as crianças consigam abri-los. Já para adaptar o quarto montessoriano para um recém-nascido, a cama deve receber proteções em todos os lados, mesmo sendo no chão. Você encontra kits montessorianos em lojas especializadas em enxoval de bebê, que cumprem bem essa função.

Mais dicas

E como montar um quarto montessoriano sem um arquiteto? A ajuda profissional pode fazer toda a diferença. Mas se ainda não é possível, as arquitetas têm algumas dicas para a própria família cuidar de tudo. “Dá para usar o colchão do próprio berço, diretamente no chão e encostado na parede, de preferência. Se o piso for muito liso, coloque-o em cima de um tapete para não escorregar. Caso o quarto já tenha prateleiras instaladas, basta baixá-las um pouco e deixá-las a 70 cm do chão”, explicou Marcella, que recomenda a colocação das placas de EVA se o piso for frio. “O custo-benefício compensa e são bem duráveis”.

Para uma decoração lúdica, as arquitetas sugerem uma opção que não é cara e promove um resultado bem divertido. “Adesivos são ótimos e fáceis de aplicar. Investir no papel de parede, em apenas uma parede, também fica interessante. É importante ter uma variação nas cores e texturas, para estimular o desenvolvimento do bebê”. Para o cantinho das brincadeiras, uma cabana faz a alegria dos pequenos e ajuda na hora da contação de histórias. Aposte em almofadas de diversas formas, cores e tamanhos!

como montar um quarto montessoriano

Exemplo de decoração lúdica e delicada do quarto montessoriano. Cabanas e almofadas ficam lindas e combinam com o estilo!

Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!
Facebook, Instagram e Pinterest.

 

Leia mais

Guia de decoração do quarto do bebê

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Blog Quarto para Bebê é um espaço voltado para decoração infantil. Com conteúdo exclusivo, nosso intuito é inspirar você! Confira as nossas matérias sobre quartos de bebê, decoração, enxoval e muito mais!

redacao@quartoparabebe.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário