Como limpar o berço? Dicas de frequência e o que usar!
Após comprar todo o enxoval, móveis e acessórios para o quarto de bebê, a família não vê a hora de ter o pequeno no cantinho, não é mesmo? E logo chega o momento de pensar em questões práticas da rotina da casa com o novo membro da família, como a limpeza do ambiente. É importante aprender como limpar o berço do bebê, para não colocar a sua saúde em risco.
A importância de manter o quarto de bebê limpo
Um bebê recém-nascido chega a passar 18 horas por dia dormindo, por isso o berço precisa ser um ambiente seguro e higienizado para o seu conforto e segurança.
Manter o berço do bebê sempre limpo e livre de poeira é primordial para evitar problemas como alergias, dermatites e outras doenças. Além disso, o cuidado evita o aparecimento de insetos, como formigas, e aumenta a vida útil do móvel.
Para te ajudar, preparamos um guia completo com dicas para você aprender como limpar o berço, em poucos passos.
Como o limpar o berço?
Diariamente, tire o pó com um pano limpo e ligeiramente úmido, apenas com água. É importante que o paninho seja usado somente para limpar o berço, para não correr o risco dele entrar em contato com outras substâncias químicas.
No chão, prefira utilizar aspirador. A tradicional vassoura “sobe” a poeira e pode deixar acessórios e enxoval mais sujos. Não use produtos químicos.
Já o colchão, o estrado e outros cantinhos devem ser aspirados uma vez por semana, pois o pano não consegue limpar de forma eficiente. A roupa de cama, o kit berço, saia de berço e o mosquiteiro também devem ser higienizados semanalmente. Em caso de bebês alérgicos, essa frequência é ainda maior, mas isso deve ser definido com o pediatra.
Dica: Prefira adquirir enxoval que tenham zíper para a retirada do enchimento. Isso facilita bastante a rotina de limpeza do berço.
Diariamente abra as janelas do quarto para entrada do sol, que mantém o quarto livre dos ácaros.
Não pode usar lustra móveis no berço?
Não! É importante lembrar que o uso de qualquer produto químico, com cheiro, pode colocar em risco a saúde do bebê e desencadear quadros alérgicos.
Além da saúde do bebê, o material com o qual a maioria dos berços são feitos – MDF, com pintura atóxica e/ou laqueada – não exige o uso de lustra móveis.
Para os de madeira maciça, deve-se seguir as recomendações do fabricante. Nesses casos, se a limpeza for feita com qualquer produto químico, o bebê deve ser mantido fora do cômodo por até duas horas após a aplicação.
Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!
Facebook, Instagram e Pinterest.
Leia mais:
Prateleiras para quarto de bebê esbanjam funcionalidade e beleza
Quarto de Bebê Chuva de Amor está em alta no universo infantil
Cômoda de bebê é aliada na otimização de espaço
Porta Fraldas é acessório versátil para decoração do quarto do bebê