a
HomeDecoraçãoComo desinfetar o quarto de bebê? Veja dicas!
desinfetar o quarto de bebê

Como desinfetar o quarto de bebê? Veja dicas!

Em tempos de pandemia do coronavírus, a preocupação com a higiene deve ser redobrada. E o cuidado vale para a limpeza da nossa casa, incluindo um dos locais mais importantes. Afinal, como desinfetar o quarto de bebê?

desinfetar o quarto de bebê

Por que é importante desinfetar o quarto de bebê?

Manter o quarto de bebê limpo é fundamental para garantir a saúde, o conforto e o bem estar do pequeno. Isso porque sujeira e poeira podem favorecer infecções e alergias.

Com a pandemia do coronavírus, o cuidado é ainda mais óbvio, já que uma limpeza eficiente pode ajudar a manter o vírus longe do bebê.

Especialistas afirmam que ele pode resistir por até nove dias sobre as superfícies, mas pode ser facilmente inativado a partir de uma limpeza e desinfecção.

Se não há casos suspeitos ou pessoas infectadas pelo coronavírus na casa, a limpeza “profunda” deve ser realizada uma vez por semana, incluindo o quarto de bebê. Já o banheiro pode (e deve) ser limpo diariamente.

desinfetar o quarto de bebê

Cuidado começa ao chegar da rua

Nossa primeira dica é evitar entrar no ambiente após chegar da rua. Isso vale para qualquer membro da família, incluindo a mãe e o próprio bebê, se o pequeno foi ao pediatra ou algo parecido.

Chegou da rua? Todos devem ir para o banho e as peças de roupas usadas devem ser lavadas. Não vale repetir! Também é importante limpar os acessórios, especialmente a bolsa maternidade, com álcool 70%.

Outra recomendação importante é manter as janelas sempre abertas durante o dia para deixar o cômodo mais arejado, o que é importante para evitar a proliferação de ácaros.

Anotou esse recado? Agora vamos às dicas sobre a higienização do quarto!

Passo-a-passo para desinfetar o quarto de bebê

Na prática, os cuidados para desinfetar o quarto de bebê são os mesmos com o restante da casa. A família só tem que ter uma atenção extra na hora de escolher os produtos químicos para não colocar a saúde do pequeno em risco.

Se utilizar água sanitária ou desinfetantes, fique atento às recomendações de diluição e tempo de ação dos fabricantes. As recomendações estão no rótulo. Esses produtos são eficientes para desinfetar o chão, maçanetas, corrimões, etc. Você também pode utilizar o álcool em gel 70%.

desinfetar o quarto de bebê

Para limpar os móveis e não prejudicar sua durabilidade, também siga as instruções do fabricantes. A maioria pede uma limpeza superficial apenas com pano levemente úmido, mas vale umedecer a peça com um pouco de álcool 70% para repelir o vírus.

Certifique-se de limpar todas as superfícies, incluindo nichos e prateleiras.

A roupa de cama (berço e cama auxiliar) deve ser lavada, pelo menos, uma vez por semana. Se o bebê apresentar sintomas de gripe ou resfriado, a frequência deve ser aumentada. Médicos recomendam que a lavagem, nesses casos, seja a cada dois dias.

Ursinhos, bonecos, capas de almofadas e outros objetos decorativos também podem ser lavados a cada 15 ou 20 dias. O que não pode ser higienizado com água e sabão, limpe com um pano umedecido em álcool 70%.

Use o aspirador de pó diariamente em cortinas, estofados, almofadas, bichinhos de pelúcia, no colchão da criança e outros locais em que possa haver acúmulo de poeira.

Essa regra só não vale para os brinquedinhos de uso diário do bebê, como mordedores. O que o bebê brinca todos os dias, deve ser higienizado diariamente, com água e sabão. Às vezes, várias vezes ao dia. Para facilitar a rotina da família, vale delimitar a quantidade para que a limpeza diária seja viável.

 

Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!

Facebook, Instagram e Pinterest.

 

Leia mais: 

10 itens baratinhos para deixar o quarto de bebê mais fofo e divertido

Cama babá no quarto de bebê pequeno: Como otimizar o espaço?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Blog Quarto para Bebê é um espaço voltado para decoração infantil. Com conteúdo exclusivo, nosso intuito é inspirar você! Confira as nossas matérias sobre quartos de bebê, decoração, enxoval e muito mais!

redacao@quartoparabebe.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário