a
HomeDecoraçãoComo decorar um quarto de bebê para durar a infância toda da criança?
como decorar um quarto de bebê para durar

Como decorar um quarto de bebê para durar a infância toda da criança?

Uma das palavras mais utilizadas atualmente quando falamos de decoração infantil é funcionalidade. Com um ritmo de vida corrido, imóveis menores e mais soluções criativas para a ambientação, as famílias têm priorizado ambientes que prezam pelo conforto e praticidade. Mas, quando pensamos no cômodo para o bebê, nem sempre isso é colocado em prática considerando o crescimento da criança. Afinal, como decorar um quarto de bebê para durar a infância toda da criança?

Muito além da funcionalidade

A primeira resposta que deve vir à sua mente é apostar em móveis multifuncionais e escolher um tema infantil que agrada crianças de todas as idades, sem deixar de lado o visual delicado do quarto de bebê. Talvez esse seja um bom ponto de partida, mas precisamos pensar além disso.

O planejamento de um quarto de bebê para durar deve considerar todas nuances da decoração e do mobiliário, incluindo a escolha de paleta de cores e revestimentos. Isso é importante se a família não quiser fazer grandes mudanças conforme a criança crescer e apresentar novas necessidades, além dos desejos comuns à faixa etária.

Vamos aprender como decorar um quarto de bebê para durar a infância da criança?

1 – Escolha um fundo neutro e pontos de cor

A escolha da paleta de cores é uma das etapas favoritas das mamães durante a decoração do quarto de bebê, mas temos uma notícia: quem sonha com um quarto inteiramente rosa ou azul deveria considerar outras opções.

Isso porque as cores em excesso, apesar de serem as favoritas para o quarto de bebê, podem cansar com o passar dos anos. Para usá-las em um quarto de bebê atemporal, nossa dica é investir em pontos de cor, deixando a tonalidade aparecer no enxoval e em acessórios. 

como decorar um quarto de bebê para durar

Ótimo exemplo de como decorar um quarto de bebê para durar. Com uma paleta de cores neutra, a decoração não enjoa.

Para colorir paredes e armários que ocupem boa parte do quarto, como guarda-roupas, abrace a versatilidade dos neutros. E não estamos falando do amarelo (apesar de ser uma cor considerada unissex, o amarelo não é neutro e é altamente estimulante). Tonalidades de bege, branco e cinza claro são boas escolhas.

E a dica serve até para quem quer mesclar diversas cores, criando um ambiente lúdico e divertido. Dá para fazer isso com um fundo “principal” neutro e explorar as tonalidades e estampas na decoração.

Assim, conforme a criança crescer e a família decidir mudar alguns detalhes da decoração, o fundo neutro pode ser mais facilmente combinado, independente de mudanças no tema ou do estilo do novo quarto.

2 – Priorize móveis funcionais

Os móveis funcionais são sinônimo de quarto de bebê durável, não é mesmo? Mas não basta comprar um berço que vira mini cama que tudo está resolvido.

Além dos berços 3 em 1, que acompanham o crescimento da criança, a família também pode considerar escolher o método montessoriano desde bebê. É cada vez mais comum encontrar famílias que investiram na lúdica cama casinha, após o bebê chegar aos 2 anos de idade ou até antes. Não há nada que impeça que o estilo seja adotado também com bebês. 

como decorar um quarto de bebê para durar

Como decorar um quarto de bebê para durar? Aposte no estilo montessoriano, com cama casinha.

Outra questão é a respeito da cômoda e do guarda-roupa. Comprar um conjunto completo já para o quarto do bebê é mais econômico, além de ser uma forma de garantir uma decoração harmônica. Prefira os móveis mais amplos. Mesmo que “sobre” espaço enquanto a criança for bebê, ele fará falta conforme os anos passarem. 

como decorar um quarto de bebê para durar

Como decorar um quarto de bebê para durar? Planeje a compra de móveis amplos e funcionais.

Evite os móveis com aplicações infantis, porque você tende a enjoar logo deles. O mesmo vale para a poltrona amamentação. Investir em um modelo neutro, que possa ser encaixado em outro cômodo da casa com o passar do tempo, é a escolha com melhor custo-benefício.

como decorar um quarto de bebê para durar

Como decorar um quarto de bebê para durar? Invista em uma poltrona amamentação neutra.

Também é interessante pensar em um painel ou estante para a colocação de uma TV a longo prazo. Planejar esse espaço desde bebê – mesmo que o eletrônico não seja incluído no quarto neste momento – vai evitar a necessidade de uma mudança grande no layout do quarto no futuro.

3 – Atenção aos revestimentos

Se o quarto de bebê for reformado, então o critério na hora de escolher os revestimentos deve ser ainda maior. O piso deve ser resistente e fácil de limpar, já pensando que logo uma criança ativa estará brincando nele. Também considere uma pintura lavável, que também tende a durar mais.

As mamães apaixonadas pelas tendências em adesivos e papel de parede não precisam abrir mão da ideia, mas devem ter cuidado com a amplitude da aplicação. Escolher apenas uma parede e um tema que seja mais atemporal é uma dica para não errar, enjoar e arrancar tudo em poucos meses.

como decorar um quarto de bebê para durar

Como decorar um quarto de bebê para durar? Use um papel de parede atemporal, em apenas uma parede.

4 – Invista nos acessórios

Chegamos a um tópico importante! Os acessórios serão seus grandes aliados para decorar um quarto de bebê para durar, repleto de charme e funcionalidade. Nichos e prateleiras são atemporais e serão úteis em qualquer fase da criança, inclusive na adolescência. Então vale apostar em diversas peças, de tamanhos e cores variadas. 

como decorar um quarto de bebê para durar

Nichos casinha são acessórios que podem decorar o quarto de bebê e infantil por muitos anos.

O mesmo vale para pelúcias e bonecas, que trazem mais aconchego e mais vida para a decoração. Quadrinhos são uma tendência moderna e podem mesclar ilustrações e frases diferentes, que podem ser alteradas conforme o passar dos anos. Para não enjoar das molduras, invista em um design clean e discreto. 

como decorar um quarto de bebê para durar

Como decorar um quarto de bebê para durar? Aposte em uma decoração atemporal, como os ursinhos.

A cortina deve ser de um tecido de qualidade e inspiração atemporal. Não há como errar com o branco! Você pode trazer um toque de estilo com prendedores ou pêndulos. Cabideiros e cestos organizadores também são acessórios que fazem sucesso atualmente e podem acompanhar a criança ao longo da infância.

como decorar um quarto de bebê para durar

A cortina pode seguir uma inspiração clássica e neutra. O toque especial fica por conta do prendedor.

Entre as peças maiores, a cabana e a tenda dossel aparecem como acessórios lúdicos, que estimulam a imaginação e criam um ambiente acolhedor no quarto do bebê. Vale a pena investir! Também não abra mão de um tapete amplo e confortável. 

como decorar um quarto de bebê para durar

A tenda dossel é um dos acessórios lúdicos que ajudam a decorar o quarto infantil de forma atemporal.

5 – Enxoval

Difícil pensar em enxoval de bebê feito para durar a infância toda da criança. Mas, acredite, algumas escolhas podem fazer toda a diferença, inclusive no kit berço.

Os modelos Amiguinhos, por exemplo, têm almofadas lúdicas que formam um dos protetores, o que aumenta consideravelmente a vida útil do enxoval. A criança pode separar os bichinhos, quando não usar mais o berço, e utilizar as almofadas para brincar e como naninha. Além disso, são fofíssimos e dão um toque especial à decoração. 

como decorar um quarto de bebê para durar

Como decorar um quarto de bebê para durar? Kit Berço Amiguinhas aumenta vida útil do enxoval.

como decorar um quarto de bebê para durar

Diversos temas e estilos podem acompanhar esse estilo, que apresenta um conceito inovador de kit berço.

E caso a família tenha optado por um berço minicama, o jogo de lençol e edredom não perdem a funcionalidade. O mesmo vale para o kit cama babá, que é feito para a modelo de solteiro e pode ser aproveitado conforme a criança mudar de cama. As almofadas decorativas podem deixar o cantinho da tenda dossel ou até mesmo da cama da criança mais aconchegantes.

6 – Reserve um cantinho de atividades

Um quarto infantil deve ter um cantinho de atividades, com mesinha e cadeira, para que a criança possa desenhar, fazer a lição de casa, etc. Esse espaço pode ganhar ainda mais charme se a família colocar nichos na altura da criança, um tapete antiderrapante e prateleiras para guardar livros, desenhos, lápis de cor, etc. 

como decorar um quarto de bebê para durar

Como decorar um quarto de bebê para durar? Planeje a decoração já com um cantinho de atividades.

7 – Planeje a iluminação

Um detalhe que nem sempre recebe a devida atenção na decoração do quarto de bebê é a iluminação. Se o ambiente for reformado, uma ótima dica é apostar na praticidade de luminárias embutidas e arandelas, que praticamente não ocupam espaço. Quem tem teto de gesso também vai amar a atmosfera lúdica da fibra ótica, que cria um efeito lindo de céu estrelado.

como decorar um quarto de bebê para durar

Iluminação de quarto de bebê com fibra ótica e efeito “céu estrelado”.

Para controlar a intensidade da luz, aposte nos dimmers. Basta acoplar o dispositivo ao interruptor já disponível no ambiente. Lembre-se de checar as lâmpadas recomendadas pelo fabricante. As de LED são as mais indicadas. Além de serem mais econômicas e terem uma vida útil bem mais longa que as convencionais, elas não esquentam. Escolha lâmpadas que tenham uma cor mais quente (warm white ou amarelas). Evite as totalmente brancas, pois elas deixam o ambiente menos aconchegante.

 

Não perca nossas postagens seguindo todas as redes sociais!
FacebookInstagram e Pinterest.

 

Leia Mais:

Enxoval de Berço: almofadas lúdicas são tendência!

Guia de decoração do quarto do bebê

Como montar um quarto montessoriano?

Como escolher a poltrona amamentação?

Móveis para quarto de bebê: 5 que você ainda não pensou

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Blog Quarto para Bebê é um espaço voltado para decoração infantil. Com conteúdo exclusivo, nosso intuito é inspirar você! Confira as nossas matérias sobre quartos de bebê, decoração, enxoval e muito mais!

redacao@quartoparabebe.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário