Armários Montessorianos estimulam a autonomia do bebê
A principal característica dos armários montessorianos é que eles são acessíveis para a criança. As roupinhas ficam na mesma altura da criança, o que possibilita que ela veja suas roupas, possa escolhê-las e classificá-las. Essa é uma das grandes vantagens dos armários e ambientes montessori: favorecer e estimular autonomia do pequeno. No caso dos armários montessorianos, em um aspecto muito importante, que é o de optar pelas roupas, e se vestir, favorecendo a criação de uma identidade.
As melhores dicas para montar um quarto montessoriano
Que características devem ter os Armários Montessorianos?
O armário montessori deve permitir que a criança encontre suas roupas de forma rápida e fácil: elas devem estar visíveis e bem organizadas entre tipos de peças: bermudas, camisetas, vestidos calça… tudo separado de forma bem delimitada, para que ela compreenda a diferença entre as peças. Deve ter um tamanho e principalmente uma altura adequada para a criança.
Quarto de bebê com espelho estimula o desenvolvimento
Existem na internet diversos modelos de armários montessorianos para você se inspirar. Vale apena apostar em um móvel assim. Afinal, tomada de decisões é uma coisa que se aprende, e quanto mais cedo formos estimulados, melhor! Confira alguns modelos e veja o quanto eles podem ser estimulantes para nossos bebê.
Seleção de modelos de Armários Montessori
Uma cômoda sem portas ou um móvel trocador reutilizado pode resultar em um excelente armário montessori.

Fonte: Pinterest
O armário com cabideiro e quatro divisórias permite uma boa organização das roupas. Na parte inferior ao lado esquerdo ainda coube um cesto para meias e outro para roupas sujas, o que é ótimo para o bebê aprender a tarefa de separar as roupas usadas.

Fonte: Pinterest
Aqui, uma solução inteligente e barata: o armário montessori foi adaptado dentro de um armário maior. Basta fixar uma barra na altura da criança, que faz as vezes de cabideiro. Um móvel pequeno, com quatro módulos ajuda na organização dos objetos. Resultado incrível!

Fonte: Pinterest
Outra ideia bacana para dar acessibilidade é remover as portas de um armário infantil. Lembre-se de deixar tudo o que for de uso pessoal da criança na altura dela.

Fonte: Pinterest
Cestos organizadores podem ser uma boa ideia para separar as roupas por classificação, se a criança já estiver grandinha para manipulá-los.

Fonte: Pinterest